A Secretaria Municipal de Educação (Smed) divulgou, nesta sexta-feira, a lista atualiza das instituições de ensino autorizadas a retomar, gradualmente, as atividades presenciais em Santa Maria. Além dos locais que já tinham sido liberados, o Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) também deu parecer favorável para:
- Fleming
- Prepara Cursos
- Exattus
- Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma)
Três escolas de Santa Maria lideram o ranking do Enem no Estado
A medida faz parte da Etapa 2 do processo de retomada gradual das atividades presenciais pelo Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. Essa etapa permite a retomada de algumas atividades de Ensino Superior e pós-graduação, como estágio curricular obrigatório e práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. Também está autorizada a volta de aulas em cursos de ensino técnico subsequente e os cursos livres (como preparatórios e de idiomas). Esse retorno só ocorre nas áreas em que há incidência das bandeiras amarela ou laranja, como é o caso da região de Santa Maria.
Para retomar as atividades presenciais, os estabelecimentos educacionais precisam criar o seu COE-Local, elaborar o plano de contingência e encaminhar, para aprovação ao COE-E municipal. Os planos de contingência devem incluir medidas para prevenção, monitoramento e controle do coronavírus, e deverão ser encaminhados ao COE-E até 15 dias antes da retomada das atividades presenciais, devendo ser analisado e aprovado em até três dias úteis.